Fale Conosco

Sua Energia Em Investimentos Offshore

3 MITOS sobre INVESTIMENTOS que NÃO CONTARAM pra você

Planejamento Tributário

3 MITOS sobre INVESTIMENTOS que NÃO CONTARAM pra você

Hoje é quinta feira, dia de tema livre. E vamos te contar 3 mentiras sobre os seus investimentos que muita gente conta pra você.

Série completa em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLc5Z2kagynSjc_sUyJzo4Onx-TQBzTPW7

——-
Então pra te contar o primeiro erro comum da educação financeira nada melhor do que um exemplo. Escuta só a história do nosso amigo Astolfo. Astolfo é um cara dedicado, passou em um concurso público de alto escalão e passou a vida inteira ganhando um bom salário. Enquanto isso ele se deu conta que não podia depender apenas do Estado e começou a estudar muito sobre onde investir o dinheiro que ele ganha e a cada salário que ganhava ele investia metade ou mais do que recebia.
E aí ele construiu um patrimônio bem robusto, investiu em várias empresas, em vários fundos imobiliários, ele também fez um seguro de vida e uma previdência privada. Não satisfeito, ele também escreveu alguns livros que dão lá uma renda passiva pra ele.
E aí agora o Astolfo vai se aposentar. Parece claro que ele vai ter uma aposentadoria confortável, não é verdade?
Pois então, não necessariamente. Porque eu não falei de que país o Astolfo é. Se ele tiver construído tudo isso no Brasil, hoje ele vai ter uma aposentadoria excelente. Mas se ele tiver construído na venezuela, agora a renda passiva dele não vale quase nada.
Então o primeiro mito da educação financeira é que se você souber investir você vai ter uma aposentadoria confortável. Porque pode ser que não adiante de nada você ganhar um bom salário, ser um expert do mercado de capitais e diversificar entre ações, fundos, previdencia e tudo mais, se você não se atentar para a necessidade de diversificar a moeda a que você está lastreado e também o país em que o seu patrimônio está custodiado.
Bom, e o mais impressionante é que as pessoas não se dão conta disso e não fazem essa diversificação global, inclusive entre aqueles que entendem de dinheiro e já investem na bolsa de valores.
Você sabe, entre a galera que investe, apenas 6,6% investe no exterior. E entre a população toda do Brasil é menos que 0,05% da população brasileira que tem investimentos la fora.
Isso é uma pena, porque o mundo é cotado em dólar e hoje em dia as nossas vidas já são globais, sendo que a tendência é que elas se tornem cada vez mais globais.
E o segundo erro na minha opinião é que investir na sua educação vai te deixar rico.
Mas calma lá, investir na sua educação, no seu crescimento pessoal, está longe de ser um equívoco. Mas quando eu falo que investir em educação não vai te deixar rico é porque não adianta nada você ter pós doutorado em Medicina se você não é capaz de montar um negócio e de conquistar um cliente.
E mais do que isso, muita gente gasta muito dinheiro com educação, as vezes até dinheiro que não possui, fazendo um financiamento estudantil ou então passando a faculdade inteira sem dinheiro pra mais nada.
Só que cara, você tá fazendo um gasto enorme pra aprender algo que você encontraria de graça na internet, ou então em alguns cursos que não passam de 2 mil reais.
E cara, tem muito curso online ai que vai te ensinar mais que uma faculdade, e o lado ruim desses cursos é apenas que você não vai poder carimbar no seu curriculo.
Mas aí será que vale a pena gastar 100 mil reais só pra ter um curriculo melhor, sendo que você poderia ter adquirido os mesmos skills de graça e ainda por cima ter te sobrado essa grana toda pra você começar o seu próprio negócio?
Então, o segundo mito da educação financeira é que investir na sua educação vai te deixar rico. Calma lá porque talvez não seja bem assim.
E o terceiro e mais polêmico mito da educação financeira que eu vou te contar é um que eu já to até vendo que vão me xingar. O terceiro mito é que investir em títulos públicos é o investimento mais seguro de todos. Quer dizer, a cada 10 páginas e canais do youtube sobre mercado financeiro, 9 deles vão te contar que investir em tesouro direto é o investimento mais seguro de todos e que você pode ficar tranquilão que a renda é fixa e 100% certa.
Cara e isso me assusta porque investir em títulos públicos significa que você tá emprestando dinheiro para o governo federal hoje para ele te pagar com algum prêmio amanhã.
Só que se você for olhar o governo federal brasileiro nos últimos 5 anos ele rodou com 100 bilhões de reais no vermelho em média ai do déficit de cada ano. E isso já era extremamente negativo, mas agora para 2020 o rombo previsto é de 419 bilhões. Ou seja, o que já era historicamente alto, vai quadriplicar em poucos meses.
Pra se ter uma ideia, desde a independência, foram NOVE VEZES em que o governo brasileiro já deu o calote ou negociou a sua dívida. A mais recente foi em 87, muitos aqui já eram vivos.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

To Top