Fale Conosco

Sua Energia Em Investimentos Offshore

LUCRE com IMÓVEIS sem TER DINHEIRO PRA COMPRAR UM – REITs e FIIs

Planejamento Tributário

LUCRE com IMÓVEIS sem TER DINHEIRO PRA COMPRAR UM – REITs e FIIs

Este é mais um capítulo da série “Como investir no exterior”, em que damos enfoque nas bolsas de valores americanas (NYSE e NASDAQ).

Lembrando que estes vídeos possuem finalidade estritamente educacional, em que eu apenas mostro o que eu faço com o meu dinheiro sem qualquer pretensão de recomendar compra ou venda de valores mobiliários.

Série completa em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLc5Z2kagynSiYloHYOiZzdoUoI4gFviCd

——-
Os REITs podem compor os seus ativos tanto no tijolo (em imóveis propriamente ditos) quanto em direitos reais sobre bens imóveis. No caso, se a sua ideia é investir em imóveis sem ter imóveis, o ideal é comprar REITs cuja carteira esteja direto no tijolo, que são os REITs da categoria Equity.
E porque os REITs na minha opinião são opções superiores aos FIIs? Bom as questões são inúmeras. Nós já dedicamos diversos artigos para demonstrar que o Brasil, para o azar dos brasileiros, é um país com enorme insegurança jurídica, com moeda fraca, e com a economia instável.
Infelizmente, o Brasil é classificado pelas empresas de Rating como um país especulativo, com histórico de hiperinflação, com a economia fechada, sendo um dos piores países do planeta em liberdade para se fazer negócio e com o risco constante de uma canetada em Brasília tornar inviável o seu negócio.
Isso, por si só, já é uma razão mais do que suficiente para que você busque diversificar e se expor menos ao Brasil. Você já ganha seu pão de cada dia em real, nada mais justo do que ganhar a sua renda passiva em dólares, se proteger da desvalorização da nossa moeda, e rir à toa pela alta do dólar.
Mas, ainda que essas questões “macros” não fossem o suficiente, os REITs, por si, também são muito superiores do que os FIIs em termos de solidez, tradição, e valor de mercado, além do que as opções de REITS são muito mais completas do que as opções de FIIs.
Em termos de solidez e tradição, os REITs já estão no mercado desde 1960. Enquanto isso, os FIIs foram ser criados em 1993 e somente adquiriram as atuais características após a regulação de 2008.
Além disso, os REITs investem em imóveis que estão situados na maior economia do mundo e, de maneira geral, a taxa de inadimplência de inquilinos americanos é menor do que a taxa de inadimplência de inquilinos brasileiros.
Com toda essa solidez e tradição, os REITs tendem a ser mais estáveis que os FIIs, estarem menos sujeitos a brutas oscilações, e a previsibilidade dos retornos costuma ser mais assertiva.
Em termos de valor de mercado, a comparação entre REITs e FIIs é até covardia. No caso, um único REIT de tamanho médio a grande já é maior do que o preço de todos os FIIs listados na Bolsa brasileira JUNTOS.
Ou seja, os REITs estão algumas décadas na frente dos FIIs em termos de solidez e tradição.. Aliás, são mais tradicionais que a própria Bolsa de Valores Paulista. Afinal, sob a perspectiva moderna, podemos considerar que o verdadeiro nascimento da Bovespa só ocorreu após a reforma do sistema financeiro nacional de 1965 e 1966.
E, quando nós falamos que as opções de REITs são muito mais completas, nós não estamos exagerando. Você consegue encontrar REITS em nichos específicos do segmento de imóveis comerciais. Por exemplo, há fundos que investem somente em clínicas, outros que investem somente em escritórios de uma determinada atividade, e também aqueles que investem somente em grandes prédios de Nova Iorque. E a lista vai longe!
Além disso, há REITs exclusivos para Outdoors, para antenas, de galpões e armários para pessoas físicas. Todos estes são setores que não existem no Brasil ou ainda são incipientes.
Isso é uma desvantagem para os FIIs. Por aqui, as especializações são bem menos lapidadas. Basicamente, há apenas aquela variação geral de imóveis comerciais ou residenciais.
Mas em todo caso, ambos são alternativas interessantes. Lembrando que esse video tem caráter meramente informativo e não é um conselho de investimento. E por hoje ficamos por aqui. Vejo você na quinta feira!

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

To Top