Cine Sertão

O “Cine Sertão”, projeto apoiado pelo Grupo Neoenergia por meio da Cosern, tem como objetivo levar a magia do cinema para crianças e adolescentes de escolas públicas no interior do estado do Rio Grande do Norte. Este ano, aproximadamente 12 mil estudantes foram beneficiados pela iniciativa, que contribui para a democratização do acesso à cultura nas regiões mais carentes do estado.

O filme que encanta a garotada é “Rexy, o Dinossauro”, que conta a história de Rexy nos seus primeiros passos na vida. Logo no início do filme, as crianças acompanham o nascimento do pequeno dinossauro, que não tem a sua mãe por perto e, como qualquer “recém-nascido”, não tem noção nenhuma de perigo. A história, então, prossegue para as aventuras do Rexy durante as suas primeiras descobertas sobre o mundo. A proposta, após a sessão, é que os professores possam fazer as crianças refletirem, na sala de aula, sobre as lições do filme.

As exibições ocorreram entre os meses de março a abril de 2018. O projeto itinerante percorreu 11 cidades das regiões da Chapada do Apodi, Sertão Central e Seridó, com pipoca e suco durante a projeção em 3D, feita dentro de um “cinema inflável”.

Após a sessão do filme “Rexy, o Dinossauro”, os estudantes também assistiram a web série Paxuá e Paramim – uma animação criada pelo artista baiano Carlinhos Brown em parceria com a área de eficiência energética do Grupo – que conta a história de dois indiozinhos que dão dicas sobre o uso consciente de energia. Além disso, eles participaram de oficinas sobre o meio ambiente, sendo estimulados a plantar mudas de árvores nas proximidades das escolas.

A ação é patrocinada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo e faz parte da política de patrocínio do Grupo Neoenergia, ser a missão de ser a energia que movimenta e ilumina a vida para o bem estar e o desenvolvimento da sociedade.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).