CONSCIENTE E ECOLÓGICA

Direcionada principalmente a crianças de seis a 12 anos, Ecoteca tem biblioteca e cinema, é construída com material reciclável e leva conhecimento a municípios baianos

Confeccionada com resíduos de caixas de leite e de tubos de creme dental, a Ecoteca é um misto de biblioteca e cinema e faz parte do projeto Energia Amiga nas Comunidades, da Coelba. De maneira lúdica, ela leva a comunidades baianas informações com o objetivo de estimular o comportamento seguro das crianças, formando cidadãos mais conscientes sobre o uso da energia elétrica.

A biblioteca mantém programação especial de três dias em praças públicas, direcionada, sobretudo, a crianças até 12 anos, incluindo oficinas de pintura e dedoches, apresentações de teatro, saraus musicais e literários, encenações infantis e filmes. Também são distribuídos o jogo Energia Amiga e a cartilha É Hora de Se Ligar. Depois das ações nas praças, as bibliotecas são doadas, com um acervo de 300 livros e 100 filmes em formato DVD, para uma escola da cidade que não possua biblioteca.

O projeto é uma parceria com a ONG Rede Educare, conta com recursos do Faz Cultura e é patrocinado pela Coelba desde 2014, quando foi levada para a cidade de Cachoeira. Em 2015, ela chegou aos municípios de Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna, Barreiras e Simões Filho. Já em 2016, a Ecoteca esteve presente em Lauro de Freitas, Jucuruçu, Feira de Santana e Irecê, tendo sua agenda ampliada em 2017 para Ibotirama e Ilhéus.

“Gostei muito de aprender e ler aqui na Ecoteca, vou falar lá em casa sobre o que aprendi.”

Leila dos Santos, estudante de Feira de Santana

“Foi muito legal! A gente aprende várias coisas, vou chamar minha mãe, meu pai e meu irmão para vir conhecer.”

Maiara Santos, estudante de Lauro de Freitas, 11 anos

“É uma forma de conscientizar as crianças sobre o consumo seguro da energia, além de ser um projeto interativo que resgata a cultura do livro.”

Emanuela Lopes, coordenadora do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceeptic)

Créditos fotos - Estúdio Gato Louco