QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Projeto da Celpe orienta profissionais autônomos para o controle dos riscos durante a execução de serviços elétricos

Qualificação profissionalOrientações sobre a correta instalação do padrão de entrada de energia e os cuidados que devem ser adotados na realização de emendas e conexões seguras são temas do projeto Aprendendo com a Celpe, que busca qualificar eletricistas e profissionais autônomos sobre normas, padrões e riscos elétricos. As aulas, com quatro horas de duração, são conduzidas por profissionais da Celpe e abordam também o uso seguro e eficiente da energia e alertas sobre os riscos elétricos nas ruas e construções.

Além de capacitar e esclarecer dúvidas, o Aprendendo com a Celpe, criado há mais de dez anos, procura reduzir as inconformidades nas instalações dos padrões de entrada, exigidos pela companhia, de maneira que as novas ligações de energia possam ser executadas de forma segura pelos técnicos da concessionária. Em 2016, essas atividades tiveram a participação de 1.109 profissionais e foram realizadas com o apoio do Senai e parceria com as lojas Ferreira Costa e prefeituras municipais, que cederam os locais para as aulas.

Já na Coelba, o Workshop Projetistas, dirigido a engenheiros eletricistas, eletrotécnicos, projetistas e estudantes de Engenharia, tem o objetivo de esclarecer procedimentos e informar sobre normas e padrões de novas ligações de energia tanto para baixa quanto para média tensão.