SOMA DE ESFORÇOS

Com amplo envolvimento da comunidade, Selo Unicef Município Aprovado ajuda a transformar a vida de quatro milhões de crianças e adolescentes do semiárido

O desafio de melhorar os indicadores sociais das áreas de atuação das distribuidoras do grupo levou a Neoenergia a se engajar nas ações do Selo Município Aprovado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na região do semiárido da Bahia, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Além de promover ações em prol da melhoria da qualidade de vida da população infanto-juvenil, o projeto transformou mais de 2.000 pessoas em multiplicadores de conteúdos práticos de segurança e uso eficiente da energia elétrica.

Solange Ribeiro, diretora-presidente da Neoenergia, discursa na premiação do Selo

Solange Ribeiro, diretora-presidente da Neoenergia, discursa na premiação do Selo

A metodologia combina capacitação de pessoas, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, principalmente de jovens que participam dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas). “Acreditamos que crianças e adolescentes serão a alavanca da transformação, grandes aliados na mudança de comportamento no uso da energia, evitando desperdícios e acidentes”, avalia a diretora-presidente do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro.No ciclo encerrado em 2016, 114 municípios – 28 na Bahia, 35 em Pernambuco e 51 no Rio Grande do Norte – receberam o selo pelos avanços na promoção da saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

 

Link Clique para saber mais sobre o Selo Unicef

Cidade sustentável

Um dos principais instrumentos desenvolvidos pela Neoenergia para apoiar o projeto é o jogo Se Liga, acessado pela internet. Para conseguir os créditos necessários para o desenvolvimento sustentável de uma cidade virtual, os jogadores precisam cumprir 14 desafios sobre eficiência energética e colocar seus conhecimentos em prática. “As informações que você adquire no jogo você traz para a sua casa, para a sua comunidade, e isso se transforma em conhecimento para aplicar na sua vida”, diz Hudson Rocha Santos, de 22 anos, de Itarantim, na Bahia.

Link Clique para acessar o jogo